Saiba a diferença entre pós-graduação, especialização e MBA
- Manoela Moreira
- 19 de jul. de 2017
- 1 min de leitura

Depois de concluir a graduação, muitos profissionais planejam os próximos passos para se aperfeiçoar ainda mais na carreira.
Daí, surge a dúvida: qual curso fazer? Qual é a diferença entre pós-graduação, especialização e MBA?
Bem, cursos de pós-graduação são todos aqueles que vêm depois da graduação. Entre eles, há dois tipos: lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado).
Stricto Sensu
A pós-graduação Stricto Sensu é direcionada para o aspecto acadêmico das áreas profissionais, e compreende os cursos de mestrado e doutorado. Ao final do curso, com duração média de dois e três anos, respectivamente, o aluno obterá o diploma. Os estudos tem como foco um questionamento central a ser discutido por meio de dissertação ou defesa de uma tese.
Lato Sensu
A pós-graduação lato sensu compreende os cursos de especialização e MBA e tem como objetivo qualificar o profissional para o mercado de trabalho. Ao final do curso, o aluno recebe um certificado.
O MBA trata-se de uma especialização focada em negócios e mercado, indicado para líderes ou gestores em formação ou com carreira consolidada. A carga horária pode passar de 400 horas e aborda uma visão mais ampla do mercado.
Já os cursos de especialização em geral, chamados comumente apenas de pós-graduação, são indicados para profissionais que procuram um diferencial e desejam focar sua atuação no mercado. A carga horária é cerca de 360 horas.
Commentaires