Governo de Minas Gerais adota a tramitação eletrônica de documentos
- Admin
- 20 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Dia 11 de agosto de 2017, foi lançado pelo Governo de Minas, no Auditório JK da Cidade Administrativa, o Sistema Eletrônico de Informações - SEI.
O SEI é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principal característica a eliminação do papel como suporte físico para documentos institucionais.
Processos de compras, ofícios e memorandos e processos financeiros, por exemplo, deixarão de ser impressos e passarão a ter tramitação exclusivamente digital.
O Decreto Estadual que regulamente este sistema foi publicado no Diário Oficial "Minas Gerais" sábado dia 5/8/2017:
"Decreto Estadual nº 47228, de 04 de agosto de 2017.
Dispõe sobre o uso e a gestão do Sistema Eletrônico de Informações – SEI – no âmbito do Poder Executivo.
O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, no uso de atribuição que lhe confere o inciso VII do art. 90 da Constituição do Estado e tendo em vista o disposto na Lei nº 14.184, de 31 de janeiro de 2002, e no Decreto nº 47.222, de 26 de julho de 2017,
DECRETA:
Art. 1º – Fica instituído o Sistema Eletrônico de Informações – SEI – como sistema oficial, n o âmbito do Poder Executivo, para formação, instrução e decisão de processos administrativos eletrônicos. (...)"
Para mais informações, clique neste link: "Agência Minas".
Será que este sistema irá acabar com as intermináveis pastas volumosas de papel, que se deterioram com o tempo, geram problemas com guarda de documentos, bem como não contribuem com a sustentabilidade econômica e ambiental?
Acredito que sim, pois recebi boas referências deste sistema de um órgão Federal.
Vamos aguardar a implantação por parte da Secretaria de Planejamento, Gestão e Finanças - SEPLAG.
Comments