top of page

PMDB instalou organização criminosa na Câmara, diz Janot

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 2 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou ao Supremo Tribunal Federal que integrantes do PMDB instalaram uma organização criminosa na Câmara. Segundo o chefe do MP, o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) era um dos mandantes desse grupo. Janot ainda indica que pode classificar o presidente Michel Temer de líder.

Há expectativa de que Janot apresente ao STF nos próximos dias nova denúncia contra o presidente, sendo que uma das acusações pode ser de organização criminosa. Tradicionalmente, Temer integra o chamado PMDB da Câmara, que também reúne nomes como dos ex-ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria Geral da Presidência, Moreira Franco.

A avaliação de Janot sobre PMDB consta em parecer ao STF, no qual ele defende que seja rejeitado pedido da defesa de Eduardo Cunha para que a prisão decretada pelo ministro Edson Fachin ao ex-deputado no caso da JBS seja substituída por medidas cautelares, como uso de tornozeleira, como ocorreu com o ex-assessor de Temer Rodrigo Rocha Loures. Além de cumprir prisão na Lava Jato decretada pelo juiz Sergio Moro, Cunha teve ordem de prisão de Fachin.

No parecer sobre Cunha, Janot sinaliza que pode apontar Temer como líder de organização criminosa ao comparar a atuação de Cunha e Rocha Loures.

“Como se vê, não há identidade ou similaridade relevante entre circunstância fáticas que fundamentaram as prisões preventivas de Rodrigo Rocha Loures e Eduardo Cunha. Enquanto um deles era um intermediário do líder da organização criminosa, o requerente era virtualmente um dos mandantes do esquema espúrio, ao qual coube, por anos, articular diversas pessoas nos mais variados níveis do Estado para instrumentalizar a máquina pública no atendimento de interesses privados. Sua periculosidade é tamanha que, mesmo preso, ainda intimida grandes empresários e agentes políticos destacados, incluindo o presidente da República”, diz.

“O requerente [Cunha] era um dos mais importantes atores da organização criminosa composta por integrantes do Partido do Movimento Democrático Brasileiro instalada na Câmara dos Deputados, ao ponto de instrumentalizar a Presidência da Casa Legislativa, um dos mais proeminentes cargos da República, para a reiterada pratica de crimes.” Em outro momento, Janot diz que Rocha Loures agia a mando de Temer.

Comments


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page